O orçamento matricial foi criado em 1998 na Antartica (atual Ambev) para complementar os
conceitos do orçamento base zero, gerando uma economia no orçamento de 1999 de R$ 152 milhões devido as melhorias na forma com que os gastos (custos e despesas) foram realizados.
Com os excelentes resultados gerados na Ambev o orçamento matricial passou a ser amplamente utilizado no meio empresarial e até no setor público.
Esse sucesso do orçamento matricial foi alcançado devido a alguns conceitos inovadores que foram criados por essa metodologia de
gestão orçamentária, abaixo vamos abordar os principais conceitos.
Ciclos contínuos de redução de custos e despesas
A cada ciclo orçamentário os gastos (custos e despesas) são analisados detalhadamente para buscar formas de reduzi-los, sem comprometer as atividades operacionais da empresa, isso acontece através do PDCA (Plan, Do, Check e Act), sigla que significa: Plan (Planejar), Do (Executar), Check (Verificar) e Act (Agir).
O objetivo principal do orçamento matricial é aumentar a eficiência com que os gastos são realizados, reduzindo os custos e despesas sem comprometer a qualidade e a produtividade.
GMD – Gerenciamento Matricial de Despesas
A matriz de gerenciamento de despesas proporciona um gerenciamento cruzado de todos os gastos, que são gerenciados pelas entidades que são os responsáveis por subdivisões dentro da empresa, como unidades, centro de custos, departamentos ou diretorias e pelos gestores dos pacotes que são os responsáveis por analisar detalhadamente cada gasto.
Se desejar conhecer mais sobre a GMD - Gerenciamento Matricial de Despesas,
clique aqui.
Pacotes
Os pacotes são agrupamentos de contas contábeis similares, contemplando receita, custos, despesas ou investimentos, temos 3 tipos de pacotes: de receita, de capital empregado e o mais usual que é o pacote de gastos.
A criação dos pacotes permite criar especialistas dentro da empresa num determinado tipo de gasto, sendo que esse especialista vai buscar formas de reduzir os gastos realizados na empresa, proporcionando uma redução de custos e despesas.
Desdobramentos dos gastos
Os gastos são analisados até o último nível, que normalmente é um nível a mais que as contas contábeis, essa análise e monitoramento no detalhe de cada gasto proporciona um profundo conhecimento dos gastos pela empresa, criando condições de reduzir os gastos de forma assertiva, sem comprometer os resultados da empresa.
O acompanhamento do realizado com o orçado também deve ser realizado no último nível, verificando as distorções rapidamente e desenvolvendo os ajustes necessários para que o
planejamento orçamentário seja cumprido.
Implantação das melhores práticas
Ao analisar cada gasto o gestor do pacote deve registrar as melhorias implantadas e replicar as melhores práticas para toda empresa, esse conceito vem de encontro com a metodologia de melhoria contínua.
Se desejar conhecer o conceito completo do orçamento matricial e como usar corretamente essa metodologia,
clique aqui.
Com a criação e utilização desses novos conceitos o orçamento matricial inovou, tornando a gestão orçamentária numa ferramenta estratégica de redução de custos e despesas, mas sem comprometer as atividades operacionais da empresa, que ajudam a gerar resultados. Esses são os principais motivos para que muitas empresas estão aderindo ao orçamento matricial.
Quem somos