“O importante é a última linha”, esse ditado é bem popular no meio empresarial, se referindo a última linha do demonstrativo de resultados (DRE), que é correspondente ao lucro líquido apurado num determinado período.
Esse ditado quer dizer que independente das estratégias adotadas, das ações desenvolvidas, dos projetos, etc, o que realmente mede a eficiência da empresa é o lucro líquido. Não adianta criar projetos fantásticos, produtos de design e qualidade, programas de relacionamento com o cliente, etc, se isso não resultar em lucro.
Logicamente cada empresa tem a sua realidade de mercado, um determinado nível de concorrência, de produtos substitutos, interferência governamental, câmbio, etc, mas o que não muda é que todas as empresas precisam gerar lucro para serem sustentáveis a longo prazo.
Exitem várias formas da empresa melhorar as suas margens de lucro, como aumentar os preços, aumentar o faturamento, comprar as matérias-primas por um preço menor, reduzir a carga tributária, reduzir os custos variáveis de vendas, reduzir a despesa com pessoal, reduzir os custos e despesas fixas, entre outras.
Todas essas ações são desafiadoras, sendo que nesse artigo vamos trazer uma maneira eficiente de reduzir os custos e despesas fixas, através da utilização do orçamento base zero.
O que é o orçamento base zero (OBZ)?
É uma metodologia de
gestão orçamentária que tem alto impacto na redução de custos e despesas, sem comprometer a qualidade e nem a produtividade, isso acontece através de um processo estruturado que revisa todos os gastos da empresa, analisando se realmente são necessários, se existem formas melhores de realizar e se são aderentes ao planejamento estratégico.
Ao não considerar o histórico de gastos como sendo o ideal, a empresa faz a análise considerando uma base zero.
Como o orçamento base zero gera economia?
O principal diferencial do orçamento base zero em relação aos demais
tipos de orçamentos empresariais é revisar detalhadamente o orçamento empresarial a partir de uma base zero, ou seja, não considera o histórico de gastos como sendo o ideal. Essa revisão proporciona uma análise geral de todos os gastos, gerando economias significativas.
Outros conceitos inovadores desenvolvidos pelo OBZ são o limiar, que é uma classificação do menor valor necessário para cada gasto, considerando o pior cenário de faturamento da empresa.
O pacote de decisão é resultado do valor orçado menos o limiar, a sua apuração é muito importante porque possibilita uma análise se esse valor excedente realmente é necessário, devendo ser justificado seu custo X benefício, criando indicadores de desempenho para monitorar o retorno de cada gasto.
Podemos classificar os pacotes de decisão por prioridade, dessa forma criando a torre de prioridades, com os pacotes mais prioritários sendo empilhados na base da torre, sendo que se a empresa precisar reduzir os seus gastos para que os resultados projetados fique de acordo com a necessidade da empresa é só retirar do orçamento os pacotes de decisão menos prioritários.
A metodologia do orçamento base zero vem proporcionando reduções significativas de custos e despesas nas empresas que utilizam, isso é possível com a utilização dos conceitos citados acima. Alguns exemplos de empresas de alto desempenho que utilizam o OBZ são a Ambev, Pão de Açucar, Itaú, BRF, Duratex, entre outras.
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