Existem vários estudos comprovando a alta taxa de falência de empresas no Brasil, principalmente nos primeiros 3 anos da sua fundação, sendo que, os principais motivos pela falência geralmente são a falta de planejamento estratégico, comercial, orçamentário e financeiro.
Se essas empresas tivessem um departamento de controladoria estruturado, com certeza não apontariam a falta de
planejamento orçamentário e financeiro como um dos motivos da falência, isso provavelmente também se aplicaria a falta de planejamento estratégico, porque a controladoria proporciona um grande controle orçamentário e financeiro, demonstrando aos gestores da empresa exatamente como estão os resultados da empresa (lucro), sua capacidade de investimento (caixa) e sua capacidade de captar recursos.
Então por que as empresas não implantam o departamento de controladoria? A resposta normalmente é pela falta de conhecimento para implantar o departamento ou porque a diretoria não acha necessário.
Nesse artigo vamos explicar o que faz o departamento de controladoria dentro das empresas.
Sumário:
O que é controladoria?
A controladoria é um segmento da contabilidade ou da administração, sendo responsável pelo controle orçamentário e financeiro das empresas, fornecendo informações ao processo decisório, dando suporte ao processo do
orçamento empresarial e alinhando o planejamento estratégico com o operacional.
Essa organização da gestão econômica, financeira e administrativa é coordenada pela controladoria ou pelo controller, que é o profissional responsável pelo setor, considerando os conhecimentos das ciências contábeis e administração, que são utilizados para dar todo o suporte a alta direção no planejamento estratégico, orçamentário e financeiro.
Normalmente o departamento de controladoria está fora do organograma, sendo um setor de suporte ou staff da diretoria.
Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil
A controladoria pode ser dividida em controladoria contábil e controladoria administrativa, mas normalmente elas são utilizadas de forma conjunta, porque são estritamente ligadas, sendo que várias teorias já as consideram como única, mas vamos distinguir a função de cada uma delas.
A controladoria contábil é responsável pelo controle financeiro e orçamentário da empresa, normalmente está relacionada a contabilidade, coletando dados contábeis e fornecendo informações aos gestores para a tomada de decisão.
A controladoria administrativa é mais abrangente, porque deve ter um relacionamento com todos os setores da empresa, coletando informações de todos os setores, como capacidade de venda, capacidade produção, captação de recursos, etc, integrando essas informações com as informações contábeis e financeiras, para dar suporte ao planejamento estratégico, orçamentário e financeiro.
Como vimos, a controladoria contábil e administrativa não conseguem trabalhar separadamente, dessa forma normalmente são um único departamento, responsável em dar suporte a administração da empresa, fornecendo as informações necessárias ao processo de tomada de decisões.
Por que utilizar a controladoria?
O principal motivo para utilizar a controladoria é a sua importância para o planejamento orçamentário e financeiro da empresa, estruturando os controles da operação, fornecendo informações para a tomada de decisão e ajudando a empresa na gestão empresarial.
Como utilizar a controladoria?
A controladoria é baseada em controles, estabelecendo padrões e controlando os possíveis desvios, proporcionando as correções caso necessário, mas para isso acontecer na sua empresa primeiramente a empresa precisa ter as operações contábeis e financeiras estruturadas, o sistema de custeio integrado a contabilidade e uma correta formação dos preços de vendas, proporcionando condições para que seja realizado o planejamento orçamentário e financeiro que será a base para a controladoria.
Resumidamente a sua empresa só poderá ter um departamento de controladoria após estar com a contabilidade estruturada, com um bom sistema de custeio e uma correta formação de preços, caso a sua empresa ainda não esteja nesse nível, primeiramente comece estruturando esses itens.
Quanto a hierarquia da controladoria não existe um padrão único, no Brasil o mais comum é ela responder a diretoria financeira, mas existem outros formatos como responder diretamente ao presidente ou responder a gerência financeira ou contábil, mas independente da hierarquia o mais importante é que ela tenha autonomia para realizar as suas atividades.
Qual a função da controladoria?
Não existe um formato único de controladoria, isso acontece porque cada empresa tem as suas particularidades e o seu modelo de negócio e gestão, dessa forma a controladoria deve ser estruturada conforme a necessidade de cada empresa, mas tem algumas funções básicas que devem atendidas pela controladoria, abaixo vamos listar as principais.
Suporte ao planejamento estratégico:
- a responsabilidade pelas definições do planejamento estratégico é da alta direção, mas a controladoria é responsável em fornecer todas as informações para a tomada de decisões, como lucratividade, faturamento, custos, despesas, taxa de retorno dos investimentos, capacidade de produção, perspectivas comerciais, etc.
Gestão orçamentária:
- a
gestão orçamentária é responsável pelo planejamento orçamentário e financeiro, fazer as simulações de cenários, acompanhar o plano orçamentário com previsto X realizado e fazer as revisões orçamentárias conforme necessário, onde a controladoria deve fazer toda a gestão orçamentária, definindo quais
tipos de orçamentos empresariais vai utilizar, quais informações serão controladas, quais relatórios utilizar, etc, ou seja, estruturar o departamento de controladoria;
- é nessa etapa que são definidas as metas de faturamento, de custos, de despesas, de lucro e de investimentos, logicamente devendo estar alinhado com o planejamento estratégico;
Suporte no planejamento operacional e organizacional:
- a controladoria tem um papel fundamental no planejamento operacional e organizacional, porque ela tem que interagir com todos os setores da empresa, dando suporte para que sejam planejadas todas as ações, para a execução do planejamento estratégico, posteriormente controlando se estão sendo realizadas conforme planejado;
- para controlar se os objetivos do planejamento estratégico estão sendo cumpridos a controladoria deverá acompanhar as informações no balanço patrimonial, demonstrativo de resultados, monitorar os custos, preços de venda e margens, além de acompanhar se as demais ações previstas no planejamento estão sendo executas conforme planejadas;
O que é o controller?
O controller é o profissional responsável por toda a organização da controladoria, normalmente com formação nas áreas de contabilidade, administração ou economia, deve ter habilidade para interagir com todas as áreas, alinhando o planejamento estratégico com o planejamento operacional, dando suporte a tomada de decisão dentro da empresa, monitorando os resultados alcançados e ajudando a corrigir o rumo quando necessário.
Conclusões
O departamento de controladoria é fundamental na administração das empresas, dando suporte ao processo decisório, alinhando o planejamento estratégico com o planejamento operacional e controlando os resultados alcançados.
A implantação do departamento de controladoria depende da estruturação prévia da contabilidade, do financeiro, do sistema de custeio e da precificação, porque a coleta das informações dessas áreas é a base para atuação da controladoria.
A principal dica é utilizar a controladoria de forma estratégica para controlar e melhorar os resultados da empresa, ajudando na perpetuação da empresa.
A
XR Orçamentos é uma startup em gestão orçamentária inovadora,
sistematizando a metodologia do
Orçamento Base Zero e
Orçamento Matricial que ainda são pouco conhecidas no Brasil, mas que tem alto impacto na redução de custos e despesas, além de melhorar a eficiência operacional e administrativa das empresas, melhorando os resultados.
Essa metodologia pode ser utilizada na estruturação da controladoria dentro da sua empresa, gostaria de uma apresentação prática de como fazer, de forma simples, sistematizada e com retorno do investimento garantido em poucos meses,
entre em contato conosco que teremos o maior prazer de fazer uma apresentação.