No Brasil tradicionalmente o custo do dinheiro é muito elevado, com taxas altas de juros, gerando uma alta despesa financeira para as empresas que precisam contratar capital de giro ou capital de investimento, apesar das taxas de juros estarem diminuindo, pelo menos nesse momento, ainda continuam altas se comparadas as principais economias mundiais.
Para amenizar esse custo elevado do dinheiro e reduzir as despesas financeiras, a empresa pode adotar algumas medidas, nesse artigo vamos trazer algumas dicas para alcançar esse objetivo.
Sumário - Dicas para reduzir as despesas financeiras:
Diminua a dependência de capital de terceiros
Se o custo do dinheiro é alto no Brasil e a tendência desse cenário ter uma alteração significativa é pouco provável, a empresa deve adotar estratégias para reduzir a sua necessidade de capital de terceiros.
Uma das melhores alternativas para isso é a empresa direcionar parte da sua lucratividade para o capital de giro, diminuindo o endividamento e consequentemente as despesas financeiras.
Melhore a sua classificação de risco
A precificação das operações financeiras são realizadas considerando a classificação de risco de cada cliente, no caso a classificação da sua empresa, então trabalhe a médio e longo prazo para que os indicadores que compõem uma classificação de risco sejam melhores.
Cada instituição financeira tem os seus indicadores para fazer a classificação de risco, mas a maioria dos indicadores utilizados são os mesmos, alguns com um peso maior numa instituição e alguns com peso maior em outra.
Para melhorar a classificação de risco trabalhe para reduzir os índices de endividamento, aumentar os índices de liquidez, de lucratividade e rentabilidade, isso vai ajudar a sua empresa a alcançar uma classificação de risco melhor e obter taxas de juros menores.
A lógica é que os bancos querem emprestar dinheiro para que “não precisa”, infelizmente isso é verdade, se a sua empresa estiver precisando muito porque está com dificuldade no capital de giro, provavelmente não vai conseguir emprestar dinheiro ou se conseguir o custo será muito elevado.
Faça cotações
Essa é uma dica muito básica, mas é comum algumas empresas manter relacionamento com apenas um ou dois bancos quando o momento da empresa é bom, porque operacional é mais fácil controlar poucos bancos e menor custosso, porém quando a empresa está passando por um momento mais difícil e vai buscar capital de giro acaba não conseguindo ou se consegue o custo é alto.
Como a empesa tem relacionamento com um ou dois bancos a possibilidade de fazer cotações fica muito limitada, logicamente pode cotar com outros bancos que ainda não tem histórico, mas por não ter nenhum relacionamento com esses outros bancos é ainda mais difícil conseguir o capital de giro com um custo atrativo.
Então aproveite o momento bom da sua empresa para desenvolver um bom relacionamento com vários bancos, para que se futuramente precisar capital de giro os juros sejam baixos.
Substitua operações mais caras por mais baratas
Principalmente quanto os juros estão caindo é o momento de trocar operações mais caras por operações mais baratas, uma dica é nesse momento cuidar para não contratar operações pós-fixadas (por exemplo com juros indexados ao CDI), porque o índice de indexação pode voltar a subir e a operação ficar mais cara do que a anterior.
Outra questão é que se for contratar uma nova operação para quitar uma antiga deve ser considerado os custos da nova operação, como o IOF, taxa de abertura de crédito e outras despesas, para verificar se realmente compensa.
Uma alternativa para não ter o IOF é a portabilidade, ou seja, levar a operação de um banco para outro banco que aceita comprar essa operação cobrando uma taxa de juros menor.
Estude outras modalidades
Com planejamento de médio e longo prazo é possível estudar outras modalidades de capital de giro ou investimento, como por exemplo, programar um investimento através de consórcio, que tem um custo bem menor do que uma operação de investimento.
Outra dica é buscar factoring (financeiras) ou as fintech que são startups que estão trabalhando no mercado financeiro, como por exemplo a XP Investimentos, essas empresas conseguem ser mais flexíveis que os bancos tradicionais, conseguindo formatar modalidades de empréstimos que os bancos não fazem ou não tem interesse de fazer.
Conclusões
Não existe milagre, se você quer reduzir as despesas financeiras da sua empresa é preciso um planejamento de médio a longo a prazo, melhorando a classificação de risco, reduzindo a dependência de capital de terceiros, melhorando a lucratividade e a rentabilidade da empresa, todos esses fatores vão proporcionar uma redução das despesas financeiras.
Existem outras alternativas como buscar outros tipos de operações financeiras com o factoring ou fintech, ter um relacionamento com vários bancos, trocar operações mais caras por operações mais baratas e fazer várias cotações a cada novo empréstimo.
Resumindo, o objetivo de reduzir as despesas financeiras, demanda de muito planejamento e trabalho.
Conheça o
nosso blog, temos vários artigos sobre gestão orçamentária.
A
XR Orçamentos é uma startup em gestão orçamentária inovadora,
sistematizando a metodologia do
Orçamento Base Zero e
Orçamento Matricial que ainda são pouco conhecidas no Brasil, mas que tem alto impacto na redução de custos e despesas, além de melhorar a eficiência operacional e administrativa das empresas, melhorando os resultados.