Os custos de logística normalmente são muito representativos nas indústrias, além de serem atividades estratégicas e na maioria das vezes ser um diferencial competitivo.
Mas que tal manter a qualidade desse diferencial com a redução dos custos?
Abaixo segue algumas dicas.
Sumário - como reduzir custos com a logística:
Taxa de ocupação
A taxa de ocupação dos caminhões e dos motoristas deve ser alta, para não comprometer os resultados, porém em empresas que tem períodos sazonais é difícil manter a ocupação alta se toda a frota for própria.
Uma boa alternativa nesse caso é reduzir a frota própria de acordo com a necessidade dos períodos de menor demanda e ter freteiros terceirizados para atender a falta de caminhões nos períodos com maior demanda.
Outra questão é otimizar a ocupação dos motoristas, nem sempre a melhor alternativa é ter um conjunto de motorista e veículo fixo, porque dependendo do ramo de atividade o carregamento pode ser demorado, então não faz sentido o motorista ficar ocioso esperando o carregamento, nessa situação poderia ter uma quantidade maior de veículos do que motoristas, para que ambos tenha uma taxa de ocupação alta.
Inovação
A inovação deve ser constante nos processos logísticos, uma ótima alternativa para isso é utilizar as startups de logística, onde tem várias startups para otimizar os roteiros de entrega, ajudar a contratar freteiros, encontrar frete retorno para os caminhões próprios, cotar online valores de fretes, armazenagem, etc.
A utilização de startups pode ser o fator de inovação que a sua empresa está precisando no setor de logística, avalie as “dores” que a sua empresa tem e verifique se uma startup pode resolver de forma eficiente.
Freteiros
Substitua transportadora por freteiros, esse processo é viável principalmente para as empresas que conseguem trabalhar com cargas fechadas, tanto na compra da matéria-prima quanto na expedição, hoje tem vários sites que conectam empresas com freteiros, como por exemplo o
www.fretebras.com.br ,
www.truckpad.com.br ou
www.somosofrete.com.br .
Nesses sites inclusive você consegue anunciar um determinado frete com o preço que quer pagar, dessa forma a empresa pode ir testando preços até encontrar o menor custo que o mercado aceita pagar.
Normalmente a empresa vai pagar um valor bem menor do que normalmente paga com uma transportadora ou um freteiro exclusivo, porque vai conseguir contratar frete retorno.
Tanque de combustível
Tenha o seu próprio tanque de combustível, se tiver volume para isso, onde pode gerar uma boa economia com combustíveis.
Também pode ser estudado outras alternativas para sair ou reduzir a dependência dos postos de combustíveis, como participar de uma associação de empresas que tenha um tanque, conseguindo o custo menor nos combustíveis.
Padronização
Padronize a operação logística, estabeleça parâmetros de quanto tempo o motorista pode viajar, quantos “chapas” pode contratar e qual valor da diária dos “chapas”, qual o roteiro deve fazer, etc.
Outro ponto importante para padronizar são os horários dos motoristas, para que o trabalho seja otimizado e que a empresa não fique exposta a riscos trabalhistas.
Modelos logísticos
Analise todas as possibilidades de modelos, inclusive de modelos mistos, como ter frota própria, frota terceirizada exclusiva, frota terceirizada não exclusiva, transportadoras, autônomos, etc.
Uma boa combinação de modelos pode reduzir os custos, com melhoria de qualidade, além de reduzir a necessidade de investimento da empresa, aumentando a flexibilidade.
Se tiver possibilidade use outros modais de transportes além dos caminhões, como ferroviário ou marítimo, que são mais demorados mais são bem mais econômicos, se o seu modelo de negócio tem essa possibilidade aproveite.
Outra alternativa é o transporte aéreo que é mais rápido, porém é mais custoso, mas dependendo da situação pode ser viável.
Roteirizador
Atualmente tem alguns software que fazem otimização de roteiros, reduzindo a distância necessária para fazer uma determinada rota, além de economizar o tempo dos motoristas por indicar a rota mais rápida.
Essa ferramenta pode ter um excelente custo X benefício se bem utilizada pela empresa que tenha caminhões próprios ou que seja uma transportadora.
Tipo de caminhão
Tenha o tipo de caminhão adequado ao seu negócio, normalmente quanto maior a capacidade de carga do caminhão menor é a relação custo do frete / valor transportado, desde que o caminhão seja ocupado em sua totalidade e tenha uma taxa de ocupação alta.
As vezes pequenas adequações no processo de produção de uma determinada indústria pode gerar ótimos resultados na logística, então uma boa sintonia entre o processo produtivo e a logística é fundamental.
Gestão orçamentária eficiente
Implante uma
gestão orçamentária eficiente na sua empresa, não permitindo que o seu
orçamento empresarial fique inflacionado com gastos desnecessários ou supérfluos e que não estejam alinhados com o planejamento estratégico.
Se tiver interesse em ler outro artigo com dicas para reduzir custos na sua empresa
clique aqui.
Se a sua empresa quer desenvolver um
orçamento empresarial inovador que reduza os custos sem perder qualidade e nem produtividade, a utilização do orçamento base zero é uma excelente alternativa.
Gostaria de uma apresentação prática de como implantar o OBZ e o
orçamento matricial na sua empresa, de forma simples, sistematizada, online e com retorno do investimento garantido em poucos meses,
entre em contato conosco que teremos o maior prazer de fazer uma apresentação.
Conclusões
A logística empresarial normalmente é um custo representativo para as empresas, mas esse custo pode ser otimizado com uma boa gestão, através de algumas ações como uma boa taxa de ocupação dos veículos, utilização de freteiros terceirizados, tanque próprio de combustível e o tipo de veículo mais adequado a necessidade da empresa.
A inovação deve ser constante, sendo que a utilização de startups de logística pode ser uma excelente alternativa, para a empresa inovar constantemente, melhorando a qualidade dos serviços logísticos e reduzindo os custos.
Mantenha o diferencial de ter uma logística ágil e eficiente, com um custo competitivo, através de uma boa gestão empresarial.