A redução de custos é um processo cada vez mais complexo, demandando uma profunda análise das suas consequências, porque “cortar” um custo pode melhorar os resultados no curto prazo, mas comprometer os resultados a médio e longo prazo, resultando numa grande perda para a empresa.
Mas como reduzir custos melhorando os resultados, sem perder qualidade e nem produtividade?
A resposta para essa pergunta é realizar a redução dos custos e despesas (gastos) de forma eficiente, eliminando os gastos desnecessários ou supérfluos, mantendo somente os gastos aderentes as estratégias empresariais e analisando se o custo X benefício de cada gasto é satisfatório.
Parece uma tarefa difícil de realizar, mas se tiver uma metodologia apropriada fica muito mais fácil, então é aqui que entra o orçamento base zero (OBZ), porque é exatamente isso que o OBZ proporciona.
Diferentemente de outras metodologias de
gestão orçamentária o OBZ é um
tipo de orçamento empresarial que faz uma análise dos gastos a partir de uma base zero, ou seja, não considera a base histórica como sendo a mais apropriada a realidade atual da empresa, mas analisa detalhadamente cada gasto para ver se o mesmo está aderente ao planejamento estratégico, se é a melhor forma de realizar, se existem fornecedores substitutos, novas tecnologias, formas de melhorar a produtividade e reduzir o gasto, etc.
Com essa análise detalhada de cada gasto a redução dos gastos acontece de forma eficiente, normalmente as empresas que implantam o OBZ conseguem reduções significativas nos gastos analisados, algumas passando de 10% de economia com as melhorias implantadas.
Vamos a um exemplo de como analisar os gastos, a empresa faz postagens patrocinadas no google, que gera contatos de vendas, então se o valor gasto está trazendo resultados positivos em vendas, esse é um gasto que não pode ser cortado, porque se cortar esse gasto vai piorar os resultados.
Vamos a outro exemplo, a empresa tem um sistema de antí-virus pago, mas ela conseguiu encontrar um sistema similar gratuito, então cortou esse gasto sem comprometer a proteção da rede. Essa é uma redução de gasto eficiente.
Vantagens do OBZ
- Permite uma alocação eficiente dos recursos;
- Análise crítica dos gastos;
- Elimina gastos obsoletos e/ou desnecessários;
- Detecta orçamentos inflacionados;
- Implantação de melhorias nos gastos;
- Maior motivação dos gestores;
- Melhora a comunicação; e
- Alinha os gastos com o planejamento estratégico.
Quem somos?