Reduzir custos e despesas é cada vez mais uma necessidade das empresas, seja pelo aumento da concorrência, seja pela necessidade de melhorar a lucratividade, seja porque a empresa está trabalhando com prejuízo e não consegue aumentar os preços, entre vários outros motivos.
Normalmente a tarefa de “cortar” custos é traumática, porque é focado nas perdas, mas pode ser trabalhado com foco nos ganhos, isso acontece quando a redução dos gastos acontece através do aumento da eficiência operacional e o orçamento base zero é uma excelente metodologia de gestão orçamentária para conseguir esse objetivo.
Vantagens do OBZ
1) Permite uma alocação eficiente dos recursos
A alocação dos recursos é baseada nas necessidades e benefícios e não mais no histórico, como normalmente acontece com as outras metodologias de gestão orçamentária, sendo que cada gasto é analisado o seu custo X benefício, dessa forma direcionando os recursos de forma mais assertiva.
2) Implantação de melhorias
Os gestores de pacotes devem buscar permanentemente implantar melhorias nas suas atividades, melhorando a relação do custo x benefício de cada gasto orçado. O foco deixa de ser apenas orçar os valores, mas de melhorar a forma que cada gasto é realizado.
3) Detecta orçamentos inflacionados
Como todos os gastos são analisados detalhadamente, justificando os motivos para serem realizados, naturalmente elimina as “gorduras” que normalmente os gestores colocam no orçamento empresarial, o que sempre é prejudicial para a empesa, porque aumenta os gastos de forma desnecessária.
4) Maior motivação dos gestores
Aumenta a motivação dos gestores envolvidos com o orçamento empresarial ao dar maior iniciativa e responsabilidade pela tomada de decisões, criando uma cultura de dono nos envolvidos.
5) Melhora a comunicação
Os gastos e as receitas são analisados e discutidos detalhadamente, esse processo aumenta a comunicação e a coordenação dentro da organização.
6) Elimina gastos obsoletos e/ou desnecessários
Ao analisar detalhadamente cada gasto da empresa os gestores identificam e eliminam processos obsoletos ou que não agregam valor (desperdícios).
7) Análise crítica dos gastos
Os gestores de pacotes são encorajados a olhar criticamente para a forma como os serviços são prestados, avaliar novos serviços, novos fornecedores e novas tecnologias, para proporcionar uma redução dos gastos através do aumento da eficiência operacional da empresa.
8) Alinhamento com o planejamento estratégico
Desvantagens do OBZ
1) Consome mais tempo para ser realizado
Como as receitas e os gastos são analisados detalhadamente, justificando o seu custo X benefício, isso consome mais tempo do que a orçamentação tradicional de base incremental.
2) Maior dificuldade para controlar
Como aumenta os controles demanda um bom sistema de controle para sua administração, caso o controle seja manual ou em planilhas pode representar uma perda de produtividade.
3) Requer treinamento específico
Como essa metodologia é mais complexa que os demais tipos de orçamentos, requer treinamento específico dos gestores para que os gestores tenham condições de fazer o planejamento orçamentário.
Conclusão
O orçamento base zero tem inúmeras vantagens sobre os demais tipos de orçamentos empresariais, principalmente sobre o orçamento tradicional, então se a empresa conseguir fazer uma boa administração dessa metodologia para eliminar as desvantagens pode alcançar ótimos resultados com o OBZ, eliminando os gastos desnecessários e/ou supérfluos, além de melhorar a eficiência operacional.
Gostaria de uma apresentação prática de como implantar o orçamento matricial e do orçamento base zero na sua empresa, de forma simples, com um software web especialista e com retorno do investimento garantido em poucos meses, entre em contato conosco para solicitar uma apresentação.
Acesse o nosso blog, temos vários artigos sobre gestão orçamentária e financeira, inclusive vários artigos com exemplos práticos de redução dos gastos com a utilização da gestão orçamentária.