O orçamento matricial foi criado em 1998 na Ambev influenciado pela utilização do
orçamento base zero, é uma metodologia de
gestão orçamentária e financeira que proporciona um controle cruzado (duplicado) dos custos, despesas, receitas e investimentos, através do cruzamento das entidades e pacotes. Também conhecido como gerenciamento matricial de despesas (GMD).
É uma metodologia atualizada com os mais modernos conceitos de gestão empresarial, entre alguns dos conceitos utilizados tem o PDCA (Planejar, Fazer, Verificar e Agir), trabalhando com foco na melhoria dos resultados empresariais.
Vantagens do orçamento matricial
O orçamento matricial tem várias vantagens em relação ao orçamento tradicional, abaixo vamos listar algumas delas.
Avaliação duplicada dos gastos:
- a formação dos pacotes proporciona um controle duplicado dos gastos, através do cruzamento da entidade e do pacote, aumentando os controles e eliminando orçamentos inflados, reduzindo os custos e despesas;
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Conhecimento detalhado dos gastos:
- ao criar os gestores de pacotes a empresa torna um gestor num especialista de determinado tipo de gasto, como despesas de viagens ou de software, conhecendo em detalhes cada gasto, criando condições de melhorar a eficiência dos gastos, eliminar os gastos desnecessários e/ou gastar de forma mais inteligente. Essa é a principal vantagem do orçamento matricial;
Criação de uma base histórica dos gastos:
- a análise detalhada de cada gasto, com o registro do custo X benefício, com o relacionamento com o planejamento estratégico, com as melhorias implantadas, entre outras informações, cria uma base histórica dos resultados positivos e negativos, melhorando as análises a cada novo ciclo orçamentário;
Maior engajamento dos gestores no processo orçamentário:
- os gestores passam a ter uma participação efetiva na definição dos valores orçados, na definição das metas e na forma que os valores de custos e despesas serão realizados, naturalmente eles terão um comprometimento maior com o
orçamento empresarial, criando uma cultura de dono nos envolvidos;
Maior controle dos gastos:
- além dos gestores terem um profundo conhecimento dos gastos, a empresa passa a ter um controle detalhado de todos os gastos, com os valores orçados e os comparativos com os valores realizados, identificando rapidamente qualquer desvio em relação ao planejado, proporcionado a correção dos desvios;
Alinhamento do planejamento orçamentário com o planejamento estratégico:
- cada gasto deve ser analisado a sua necessidade considerando as diretrizes estabelecidas no planejamento estratégico, dessa forma o
planejamento orçamentário sempre estará alinhado com o planejamento estratégico;
Metas desafiadores para os gestores:
- quando a empresa tem um conhecimento profundo de todos os gastos, analisando detalhadamente cada um deles, tem condições de estabelecer metas desafiadores para os gestores, mas dentro de uma realidade e com totais condições de serem alcançadas, isso motiva os envolvidos e gera ótimos resultados para a empresa;
Redução dos gastos:
- a redução dos gastos sem comprometer a qualidade dos produtos e serviços é o resultado natural das vantagens descritas acima;
Desvantagens do orçamento matricial
Logicamente nenhum tipo de orçamento pode ter só vantagens, abaixo vamos listar as desvantagens.
É mais trabalhosa:
- como o orçamento matricial faz uma análise detalhada de todos os gastos através do controle duplicado, é mais trabalhoso para ser realizado;
Demora mais tempo:
- como os gastos e receitas serão analisados detalhadamente os envolvidos vão precisar dedicar um tempo maior para fazer a gestão orçamentária da empresa;
Dicas para atenuar as desvantagens:
As desvantagens dessa metodologia estão relacionadas ao seu maior controle, o que demanda um tempo maior para a sua execução, então as dicas principais para atenuar essas desvantagens são:
- treinar os envolvidos para que todos tenham conhecimento do que e de como fazer, aumentando a produtividade no processo orçamentário;
- sistematizar a gestão orçamentária, eliminando os controles em planilhas, o que gera uma série de retrabalhos e limitações de consultas e relatórios;
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