Cada vez mais o diferencial de uma empresa em relação as outras são as pessoas, porque o acesso as tecnologias, matéria-prima, fornecedores, mercados, etc, é praticamente igual para todos, então porque uma empresa se destaca mais que a outra? A resposta normalmente é, as pessoas são o diferencial.
Porém os custos com pessoal são representativos para as empresas, sendo que, para algumas delas é o principal custo, então esses custos com pessoal devem gerar um diferencial competitivo, gerando uma relação custo X benefício satisfatória.
Nesse artigo vamos trazer algumas dicas para reduzir os custos com pessoal, mas mantendo os diferenciais competitivos que sua equipe proporciona.
Recrutamento eficiente
Se a sua empresa quer ter pessoas que entreguem um resultado diferenciado, o objetivo principal é contratar as pessoas certas para cada função, com um perfil adequado a função que elas vão exercer, além de serem pessoas de bom relacionamento e comprometidas.
Então o processo de seleção e recrutamento é o início do processo para uma equipe de alto desempenho, porque se você contratar uma pessoa com pouco conhecimento, ruim de relacionamento e pouco comprometida não espere que os resultados entregues sejam satisfatórios.
Gestão de pessoal
Uma boa gestão de pessoal é diferencial para atrair e principalmente manter os talentos na empresa, proporcionando condições favoráveis para que as pessoas desenvolvam um trabalho de qualidade, gerando valor para a empresa.
Os desafios da gestão de pessoal são enormes, porque atender as expectativas e aos objetivos pessoais e profissionais dos colaboradores não é tarefa simples, então estruture bem o seu RH, com programas de gestão de benefícios, comunicação eficiente, feedback, premiações por desempenho, etc, para que todos os colaboradores tenham satisfação de trabalhar na empresa.
Clima organizacional
É difícil algum profissional conseguir desempenhar um bom trabalho numa empresa que ele não gosta de trabalhar, então a empresa precisa criar condições para que o clima organizacional seja o melhor possível, desenvolvendo ações para valorizar as pessoas, fazer com que o colaborador sinta-se reconhecido pelo seu trabalho e melhorar o relacionamento pessoal.
Otimize a jornada de trabalho
A legislação trabalhista é rígida em relação ao cumprimento de horários, então otimize a jornada de trabalho dos seus colaboradores, tendo uma equipe adequada a demanda de trabalho da empresa, assim evitando horas extras e compra de férias, que tem um custo mais elevado, além de esgotar os funcionários, que com o passar do tempo trabalhando nessas condições se tornam menos produtivos.
Caso a sua empresa consiga cumprir os requisitos legais a utilização do banco de horas é uma boa alternativa, onde pode dar folga em períodos de menor trabalho e compensar as horas extras em períodos com mais trabalho.
Outros regimes de trabalho implantados com a reforma trabalhista de 2017 foram a jornada parcial, o trabalho intermitente (só quanto é chamado pela empresa) e o autônomo, com esses regimes é possível criar condições para atender períodos sazonais ou atividades específicas que não tem uma rotina contínua de trabalho.
Outro formato que foi regulamentado durante a pandemia do Covid-19 foi o home office, para algumas funções é mais produtivo que o trabalho presencial, além de ser menos custoso para a empresa, podendo inclusive ter uma jornada mista de trabalho (presencial e remoto).
Terceirização
Também com a reforma trabalhista de 2017 a terceirização passou a ser possível terceirizar todas as atividades da empresa, inclusive as atividades fins que antes dessa reforma não era permitido, com a terceirização é possível ter acesso a profissionais que anteriormente a empresa não tinha condições de contratar, agora consegue contratar com jornadas diferenciadas e muitas vezes com um custo até menor que um profissional contratado via CLT.
Utilize a terceirização para melhorar a relação custo X benefício do pessoal, contratando profissionais diferenciados com um custo menor e com jornadas mais flexíveis, sendo que para algumas atividades é uma vantagem.
Tecnologia
A tecnologia proporciona a automação de vários processos, liberando os colaboradores para desenvolver atividades que agregam mais valor ao negócio, trabalhe para que isso aconteça na sua empresa, utilize a tecnologia para eliminar ou otimizar os processos repetitivos.
Melhore a produtividade
Essa é principal dica, a redução de custos com pessoal será alcançada com o aumento da produtividade da sua equipe, elimine processos desnecessários, automatize processos repetitivos e melhore a produtividade dos demais processos.
Com isso a sua empresa vai manter a produtividade com a utilização de uma quantidade menor de pessoas envolvidas, consequentemente reduzindo os custos sem comprometer a qualidade dos serviços prestados.
O conceito de produtividade é muito trabalhado nos setores de produção, mas muitas vezes passa desapercebido nos setores administrativos, como financeiro, RH, TI, comercial e marketing, os quais também podem ter a sua produtividade melhorada.
Recomendamos a leitura de outros artigos sobre a redução de custos:
Quem somos