A necessidade de aumentar o faturamento é um objetivo comum para praticamente todas as empresas, seja pela necessidade de aumentar os lucros, seja porque tem capacidade ociosa que precisa ser ocupada para melhorar a relação custo / faturamento, seja para ter uma representatividade maior no mercado, seja para consolidar a marca, entre vários outros motivos.
A dificuldade de aumentar o faturamento é que os concorrentes também tem a mesma necessidade, então a sua empresa só vai conseguir alcançar esse objetivo se destacando em relação aos concorrentes.
Para se destacar a empresa precisar trabalhar em várias frentes, nesse artigo vamos destacar algumas ações que a empresa pode desenvolver para aumentar o faturamento.
Sumário – Como aumentar o faturamento:
Fidelize os seus clientes
A fidelização dos clientes é um consenso que é um dos melhores caminhos para a empresa manter e aumentar o seu faturamento. Essa é uma questão lógica, mas fazer com que toda a empresa trabalhe para satisfazer e fidelizar os clientes nem sempre é uma tarefa fácil.
Vamos exemplificar alguns fatos que acontecem nas empresas que dificultam na fidelização dos clientes:
- o setor produtivo não quer priorizar um pedido de um cliente representativo, porque vai ter um retrabalho para planejar novamente a produção;
- o setor financeiro atende mal um cliente que por uma dificuldade pontual atrasou alguns pagamentos;
- o setor de logística não quis priorizar a entrega de um pedido, porque teria que refazer os romaneios;
- um funcionário descontente com a empresa desconta a sua insatisfação num cliente;
- falta de atenção no controle de qualidade gera muitas assistências, prejudicando o cliente;
- problemas repetitivos de produção que não são resolvidos pela empresa, etc;
Esses exemplos nunca deveriam acontecer, mas acabam acontecendo em muitas empresas, onde podemos dizer que são “uma porta aberta” para os nossos clientes irem para a concorrência e se isso acontece o objetivo de aumentar o faturamento fica cada vez mais longe de ser alcançado.
Mas se você realmente conseguiu desenvolver uma cultura na sua empresa que o cliente deve ser bem atendido e está conseguindo que toda a empresa atenda bem os seus clientes, fica muito fácil de aumentar o seu ticket médio por cliente e a frequência de vendas para cada cliente, esses pontos realmente vão aumentar o seu faturamento.
Desenvolva ações para aumentar o ticket médio e a frequência de vendas, como campanhas promocionais, programas de relacionamento, premiações, visitas frequentes, por fim, as ações que são mais aderentes ao seu negócio.
Atendimento personalizado
Realize treinamentos frequentemente, tanto para a sua equipe comercial (interna e externa), quanto para os seus clientes, porque vendedores bem preparados vão vender mais.
Equipes bem treinadas terão condições de fornecer um atendimento personalizado, que atenda as necessidades dos clientes.
A comunicação com o seu cliente deve ser ágil e eficiente, cada vez mais tem ferramentas que simplificam e agilizam a comunicação, como
WhatApp, redes sociais, BI - Business Intelligence, CRM, site, etc, utilize as ferramentas da melhor foma possível para alcançar esse objetivo.
A automatização da comunicação é outra tendência, aquelas informações básicas que os seus clientes frequentemente precisam consultar, como andamento do pedido, prazo de entrega, cotação de preços, fazer e enviar o pedido, ver a nota fiscal, etc, crie mecanismos para que o cliente tenha autonomia para fazer sozinho e de forma simples.
A automatização além de agilizar o processo de comunicação, vai melhorar a produtividade do setor comercial da sua empresa, que não vai precisar ficar o dia inteiro passando informações repetitivas aos seus clientes.
O bom atendimento realmente é um dos principais fatores de retenção dos clientes, mas logicamente não é o único, a qualidade dos produtos, os preços, a agilidade de entrega, uma boa assistência técnica, também são extremamente importante para um cliente satisfeito.
Estruturação da equipe comercial
Cada segmento tem as suas particularidades, mas toda empresa precisa ter a sua força de vendas adequada as suas necessidades, então se você quer aumentar o seu faturamento a sua equipe comercial precisa estar adequada com esse objetivo.
Tem vários formatos possíveis, como vendedores internos, vendedores externos, representantes comerciais, telemarketing,
insade sales (vendas internas) e modelos mistos que combinam vários desses formatos.
Além da empresa ter os profissionais em quantidade adequada a sua necessidade, precisa que esses profissionais estejam treinados adequadamente e desempenhando as suas funções de forma satisfatória.
Esses pontos normalmente são um dos maiores desafios da empresa, porque ter colaboradores em quantidade, qualificação e desempenho adequado é um desafio constante.
Inovação nos produtos e no modelo do negócio
A inovação é um processo contínuo, onde um modelo de negócio ou produto que foi vencedor no passado, pode deixar de ser, então a melhoria do seu modelo de negócio e dos seus produtos devem ser constante.
Vamos um exemplo, antigamente o representante fazia o pedido e enviava por fax para a empresa, depois o representante lançava o pedido no site da empesa, depois o cliente passou a fazer o pedido direto no site da empresa e o representante passou a ser um consultor comercial, agora o consumidor final está fazendo o pedido no site de um
marketplace e a empresa passou a vender diretamente ao seu consumidor final através de uma intermediária.
Muitas empresas passaram por essas mudanças e continuam passando, o desafio é a empresa desenvolver um novo modelo de negócios mais aderente a nova realidade de mercado e sair na frente dos concorrentes, alavancando as vendas.
Porém existe o risco de algum concorrente sair na frente, nesse caso a empresa precisa buscar o atraso o mais rápido possível para que a redução do faturamento seja amenizada ao máximo.
Temos vários exemplos de modelos novos de negócios que praticamente acabaram com o modelo anterior, como máquina de fotografia impressa para digital, locadora de vídeo para Netflix ou que fizeram uma grande transformação como o taxi para Uber e outros aplicativos, hotéis para sites de reservas, etc.
Alguns setores ainda não tiveram uma transformação significativa, mas podem ter e a sua empresa precisa estar preparada para inovar constantemente para fazer parte dos novos modelos de negócios.
Em relação aos produtos é a mesma situação, sempre devem estar no mínimo compatíveis com os produtos da concorrência, mas o ideal é que os produtos tenham diferenciais competitivos, esse será um fator que vai ajudar a sua empresa aumentar o faturamento.
Marketing digital
O marketing sofreu grandes transformações nos últimos anos, o que anteriormente era baseado em mídias tradicionais como televisão, rádio, outdoor, revistas e jornais, migou em grande parte para o digital, como Google e redes sociais.
Não é que as mídias tradicionais não possam ser utilizadas e trazer resultados satisfatórios, depende de cada segmento, mas as mídias digitais revolucionaram o marketing e cada vez mais é um fator de sucesso para as empresas.
Grande parte das empresas que estão conseguindo aumentar o seu faturamento de forma significativa, estão com suas estratégias baseados no marketing digital, então a sua empresa precisar desenvolver o marketing digital para ser um dos fatores alavancadores do faturamento.
Não existe uma receita padrão para todas as empresas, cada segmento e cada empresa tem que desenvolver as suas estratégias, medir os resultados e fazer os ajustes necessários.
Existem várias ações possíveis no marketing digital, como:
- o
remarketing, o cliente visitou o seu site, você faz anúncios que são veiculados em blogs, redes sociais, sites de conteúdo e jornais online, que sejam vinculados à rede de display do Google;
- o
Inbound Marketing que é o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes através da geração de conteúdo relevante ao seu cliente, normalmente publicados no blog do site;
- marketplace é um espaço de compra e venda de produtos nos sites de grandes redes varejistas que permitem a venda de produtos por parte de lojistas parceiros, em troca do pagamento de uma comissão;
- vendas pelo e-commerce, o e-commerce permite que o consumidor faça as suas compras de maneira rápida e fácil, recebendo o produto em casa sem a necessidade de se deslocar a uma loja física. A empresa vendedora elimina intermediários, reduzindo custos e agilizando as suas vendas;
- o marketing nas mídias sociais é a estratégia de utilizar as principais redes sociais como ferramenta de promoção da marca, divulgação e vendas de produtos ou serviços;
Essas são apenas algumas das ações possíveis no marketing digital, normalmente são utilizadas várias delas de forma combinada.
Uma das grandes vantagens do marketing digital em relação ao marketing tradicional é conseguir medir os resultados gerados por cada mídia digital, acompanhando o retorno do investimento e direcionando os recursos para as mídias que trazem os melhores resultados.
Precificação adequada
O preço é um dos fatores decisivos no processo de compra, sendo que a empresa deve ter um preço adequado ao praticado pelo mercado.
O erro de algumas empresas é entrar em “guerra de preços”, vendendo com margens negativas e gerando prejuízos, o que pode resultar até na falência da empresa.
Lembrando que faturamento é uma coisa e lucro é outra, então nem sempre aumentar o faturamento significa aumentar os lucros, isso só é verdade quando o aumento de faturamento é realizado com margens positivas.
O problema é que muitas empresas, tem dificuldades em aplicar um preço adequado ao mercado mantendo as margens positivas.
Se a sua empresa para vender está tendo que aplicar margens negativas ou margens muito pequenas, o problema pode estar nos custos e despesas, que estão altos em relação a concorrência, nesse caso o objetivo da empresa deve ser melhorar a eficiência operacional e orçamentária.
Temos alguns artigos que trazem exemplos práticos de redução dos custos e despesas em empresas que utilizam essa metodologia para fazer o
orçamento empresarial. Abaixo os links dos artigos.
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Conclusões
O objetivo de aumentar o faturamento depende de vários fatores, como uma boa fidelização dos clientes, um bom atendimento, produtos de qualidade, boa assistência técnica, logística eficiente e ágil, comunicação simples e rápida, atendimento personalizado, entre outros.
Além disso a empresa precisa estar com os produtos e o modelo de negócio adequado a situação atual de mercado e se possível desenvolver diferenciais competitivos em relação aos concorrentes, proporcionando o aumento do faturamento.
A utilização do marketing digital de forma eficiente pode ser o fator de diferenciação que a sua empresa está precisando, não deixe de aproveitar essa oportunidade.
A precificação adequada com margens positivas é o que vai gerar lucro, então trabalhe para conseguir esse objetivo.