Um objetivo comum de todas as empresas é ter lucro, só assim vai conseguir investir novamente, se desenvolver e remunerar os acionistas. Para alcançar esse objetivo a correta utilização da gestão orçamentária é fundamental, fornecendo todas as informações financeiras para uma boa gestão empresarial.
Para que seja realizada uma boa gestão orçamentária é necessária a realização de várias etapas, como o
plano orçamentário, a
simulação de cenários, analisar e acompanhar os resultados orçados X realizados, entre outros, os quais vamos abordar no artigo abaixo.
Conceito de gestão orçamentária
A gestão orçamentária é responsável pelo planejamento, análise e monitoramento dos resultados financeiros e econômicos de uma determinada organização, fornecendo todas as informações necessárias para uma correta tomada de decisão, mantendo a empresa no rumo determinado pela administração.
O mais comum é no final de cada ano as organizações projetarem os resultados para o ano seguinte, mas isso depende de cada empresa, do segmento que atua, do nível de maturidade do negócio, etc, então cada empresa deve definir qual
tipo de orçamento empresarial se ajusta melhor a sua necessidade.
Benefícios
Uma boa gestão orçamentária traz vários benefícios para a empresa, como acompanhar os resultados financeiros, avaliar previamente a necessidade de capital de giro ou para investimento, calcular a taxa de retorno dos investimentos, ajustar os gastos (custos e despesas), gerenciar o orçamento empresarial, ou seja, fornece todos os subsídios necessários para uma tomada de decisão assertiva, suportando um planejamento estratégico de sucesso.
Plano orçamentário
O
planejamento orçamentário e financeiro é um instrumento de gestão empresarial, que faz a provisão dos recursos financeiros de uma determinada empresa para um determinado período de tempo, estabelecendo metas de faturamento, de custos e despesas, além de determinar onde serão investidos os recursos da empresa, com as taxas de retorno do investimento.
O plano orçamentário deve ser realizado considerando o planejamento estratégico e operacional da empresa, refletindo os objetivos estratégicos, a capacidade de investimento e de captar recursos caso necessário. Deve estar claro para todos os gestores de onde vem os recursos, como serão investidos e qual o retorno pretendido.
A definição das metas orçamentárias de todos os gestores que participam da gestão orçamentária é realizada nessa etapa, devendo ficar bem entendido para todos os envolvidos quais são as suas metas, como por exemplo as metas de vendas, de faturamento, de custo, de despesas, taxa de retorno dos investimentos, etc.
Simulação de cenários
Após a conclusão do plano orçamentário com o cenário base, é recomenda a
criação de mais cenários para que a empresa possa projetar possíveis cenários futuros, com as suas consequências, planejando as ações para aproveitar as oportunidades e minimizar os impactos negativos desses cenários.
Um dos principais benefícios é identificar os melhores caminhos a serem seguidos pela empresa, além de planejar com antecedência necessidade de contratar ou demitir, além da necessidade de financiamento.
Normalmente as empresas fazem um cenário otimista e outro pessimista, além do cenário base (realista), mas a definição de quantos cenários serão construídos depende da necessidade de cada empresa.
Análise e acompanhamentos
Projetado e aprovado os resultados desejados pela empresa, a
controladoria deve monitorar constantemente se o planejamento orçamentário está sendo realizado e se os resultados estão sendo alcançados, promovendo os ajustes caso necessário.
A dica é utilize a
gestão orçamentária como ferramenta estratégica de gestão empresarial, ajudando a definir os objetivos estratégicos, monitorando os resultados alcançados e promovendo a correção do rumo caso seja necessário.
Quem somos?