Todos os meses o empresário começa com um prejuízo que ele precisa reverter, que é o seu custo fixo, dependendo do segmento esse custo pode ser mais ou menos representativo, mas ele sempre existe.
A otimização dos custos fixos é um fator chave para a lucratividade de toda empresa, então nesse artigo vamos abordar dicas e exemplos práticos de como reduzir os custos fixos da sua empresa de forma eficiente, ou seja, sem comprometer atividades chaves ao seu negócio.
Sumário – Como reduzir custos fixos:
Produtividade
Quando falamos de empresas industriais os indicadores de produtividade relacionados a área industrial são bem difundidos e trabalhados, com várias metodologias de gestão sendo trabalhadas nas empresas, como Lean Manofactory, ISO, Kanban, Kaizen, Seis Sigma, MPT, 5S, entre outras.
Porém quando falamos das áreas administrativas, financeira e comercial nem sempre as empresas possuem indicadores de produtividade e metodologias de gestão voltadas ao aumento da produtividade, então a empresa tenta de várias formas reduzir os custos fixos, mas acaba não tendo um bom resultado, porque não está melhorando a produtividade administrativa.
Um dos custos mais representativos para a maioria das empresas é o custo com pessoal, então trabalhe na melhoria de processos administrativos para melhorar a produtividade da sua equipe, dessa forma a empresa conseguirá promover uma redução significativa dos seus custos.
A melhoria dos processos é o resultado da somatória de pessoas capacitadas e bem treinadas e sistemas de informações adequados a necessidade da empresa, então invista nos seus colaboradores e nas suas ferramentas de gestão, que a sua empresa terá condições de ser mais produtividade.
No artigo:
Como aumentar os lucros? 8 dicas para reduzir os custos administrativos. Tem várias dicas e exemplos práticos de como automatizar a conciliação bancária, como utilizar todos os recursos da cobrança escritural, como automatizar os pagamentos, como fazer a análise de crédito de forma automática, como aumentar a eficiência na recepção e atendimento telefônico, como eliminar os processos desnecessários no RH e como aumentar a produtividade dos serviços gerais / limpeza.
No artigo:
6 formas de melhorar a gestão comercial com redução dos custos. Tem várias dicas e exemplos práticos de como automatizar a gestão comercial, migrando as convenções de vendas e treinamentos presencial para digital, substituir os materiais de marketing impressos por digitais, como melhorar o atendimento aos clientes e como melhorar o fluxo dos pedidos e faturamento.
Tecnologia e Inovação
A evolução tecnológica é cada vez mais rápida e isso impacta diretamente nas empresas, porque os modelos de negócios mudam constantemente, o nível de produtividade aumenta, novos produtos são lançados, processos produtivos são melhorados, etc.
A dica é utilizar a tecnologia e a inovação em favor da empresa para reduzir os custos fixos, existindo várias formas para isso, como colocar torneiras com sensores, equipamentos de ar-condicionado, computadores e outros eletroeletrônicos com baixo consumo energético, utilizar Skipe, WhatApp ou outros aplicativos para reduzir as despesas com telecomunicações, energia solar, usar lâmpadas com acendimento automático, entre outros.
Quando vamos para os processos operacionais de cada empresa as possibilidades são muitas, como esteiras automáticas para transportar os produtos, robôs para fazer a produção, inteligência artificial, softwares que melhoram a produtividade, internet das coisas, etc, todas essas possibilidades se bem utilizadas vão impactar diretamente na produtividade, reduzindo os custos.
Transforme custos fixos em variáveis
A maioria das empresas tem oscilações no seu faturamento pelos mais diversos motivos, então manter um custo fixo para atender alguns meses de “pico” no faturamento acaba custando caro, por causa da ociosidade dos meses de menor faturamento.
Uma alternativa seria transformar alguns custos fixos em variáveis, eliminando a ociosidade dos meses de menor faturamento, isso é possível através da terceirização de algumas atividades ou do trabalho intermitente criado na reforma da CLT de 2017, cada negócio tem suas particularidades, mas exitem várias possibilidades como motoristas, montadores, RH, financeiro, TI, marketing, etc.
Um exemplo seria, se você tem transporte próprio para entrega dos seus produtos mantenha uma estrutura para atender os meses de menor faturamento e nos meses de maior faturamento contrate freteiros terceirizados somente para esses meses, dessa forma elimina a ociosidade. Essa estratégia pode ser utiliza inclusive para alguns processos produtivos da empresa, caso a empresa consiga terceiros capacitados com custo adequado para fazer essas atividades.
Processo de compra
Tenha um processo de compra estruturado dentro da sua empresa, faça no mínimo 3 cotações, tenha uma busca constante por novos fornecedores, buscando produtos e serviços melhores e com menor custo, essas ações vão proporcionar uma redução nos custos dos produtos comprados pela sua empresa, reduzindo os seus custos.
Quanto mais opções de fornecimento de produtos e serviços a empresa tiver, melhor será o processo de negociação de preços e possibilidade de implantar produtos substitutos para melhorar a eficiência.
Elimine gastos desnecessários ou supérfluos
Com o passar do tempo alguns gastos que eram necessários deixam de ser, isso acontece por vários motivos, como uma tecnologia que ficou defasada, um serviço que era realizado manualmente e hoje pode ser realizado de forma automática, uma atividade que a empresa realizava e hoje não realiza mais, entre outros.
Porém muitos desses gastos tem fornecimento mensal e continuam sendo realizados, porque não existe uma rotina de revisar todos os gastos a cada determinado período.
A metodologia do
orçamento base zero revisa todos os gastos, a partir de uma base zero, isso faz com que todos os gestores da empresa analisem os seus gastos, considerando se os mesmos continuam sendo necessários, se não são supérfluos, se existem forma melhor de realizar, se tem fornecedores substitutos e se estão alinhados com o planejamento estratégico, isso normalmente proporciona uma redução significativa nos gastos da empresa.
Gostaria de uma apresentação prática de como implantar o OBZ na sua empresa, de forma simples, sistematizada, online e com retorno do investimento garantido em poucos meses,
entre em contato conosco que teremos o maior prazer de fazer uma apresentação.
Conclusões
A redução dos custos fixos é fundamental para manter a empresa saudável financeiramente, sendo que a melhoria da produtividade administrativa é um fator chave para reduzir os custos fixos.
A utilização de novas tecnologias e inovações constantes ajudam a manter a empresa competitiva no mercado, a transformação dos custos fixos em variáveis pode eliminar gastos com uma estrutura ociosa.
O processo de compra é fundamental para o desenvolvimento dos fornecedores, buscando a melhor relação custo X benefício. Uma boa gestão orçamentária vai eliminar os gastos desnecessários ou supérfluos, reduzindo os custos fixos.