Que tal utilizar uma metodologia de gestão orçamentária inovadora para reduzir os custos e despesas da sua empresa, sem perder qualidade e nem produtividade?
O ORÇAMENTO BASE ZERO ou simplesmente OBZ é uma metodologia de gestão orçamentária inovadora, porque faz uma revisão orçamentária eficiente, fazendo todos os gestores da empresa analisarem os custos e despesas, justificar se os mesmos são realmente necessários, se o custo X benefício é satisfatório, se são aderentes ao planejamento estratégico ou se tem formas melhores de executar aquela atividade ou serviço.
O orçamento base zero é uma ferramenta estratégica de gestão orçamentária, porque analisa o orçamento a partir de uma base zerada, sem replicar automaticamente gastos de exercícios anteriores, que normalmente são inchados ou desalinhados com o planejamento estratégico.
A sua empresa gostaria de eliminar os gastos desnecessários ou obsoletos?
O processo do OBZ elimina atividades, despesas ou serviços desnecessários ou obsoletos, porque faz os gestores analisarem melhores formas de executar determinadas atividades ou processos dentro da empresa, consequentemente melhorando os resultados, além de aumentar o engajamento e o comprometimento com o
planejamento orçamentário e financeiro.
Isso ocorre porque é realizado a abertura da conta contábil (variável base zero) em atividades (nível base zero), devendo ser analisada detalhadamente cada uma das atividades, dessa forma a empresa consegue ter um domínio detalhado de todos os seus gastos.
O OBZ identifica todos os pacotes de gastos, fazendo uma priorização dos mais importantes para os menos importantes, dessa forma se a empresa precisar reduzir custos ou despesas fica fácil a tomada de decisão, isso é um avanço em relação ao orçamento tradicional, que normalmente faz um corte linear dentro de todos os setores da empresa e acaba comprometendo algumas atividades chaves.
Essa metodologia só tem vantagens?
Não necessariamente! Porque ela demanda mais tempo para ser realizada e um maior comprometimentos dos gestores com o processo orçamentário, além da necessidade de treinamento para o domínio da metodologia.
O OBZ tinha algumas restrições para ser utilizado, porque burocratizava o processo orçamentário da empresa, mas nos últimos anos com o avanço tecnológico, principalmente dos sistemas de informações, ficou mais fácil de automatizar os controles envolvidos nessa metodologia, sistematizando o orçamento base zero.
Gostaria de outras dicas para melhorar o orçamento empresarial,
clique aqui.
Alinhamento com o planejamento estratégico
O principal objetivo da
gestão orçamentária é alinhar os orçamentos com os objetivos estratégicos da empresa, mas isso nem sempre acontece, sendo que um dos grandes diferenciais do orçamento base zero é proporcionar esse alinhamento.
Conforme a empresa faz a análise de todos os gastos, os gestores de pacotes devem justificar esse gasto considerando os objetivos estratégicos da empresa, isso naturalmente faz com que o orçamento fique alinhado com planejamento estratégico.
Isso é mais um fator que transforma o orçamento base zero numa metodologia inovadora em relação as outras metodologias de gestão orçamentária. Outro fator é que orçamento base zero ajuda a empresa a manter um processo de melhoria contínua, gerando redução dos gastos através do aumento de eficiência.
E porque poucas empresas utilizam essa metodologia?
Porque ela é relativamente nova, foi criada na década de 1970 nos EUA e chegou ao Brasil somente no final da década de 90 na Antartica, atual Ambev, dessa forma é pouco difundida, com poucos profissionais tendo experiência na sua utilização.
Se a sua empresa quer desenvolver um orçamento empresarial inovador que reduza os custos sem perder qualidade e produtividade, a utilização do orçamento base zero é uma excelente alternativa
Gostaria de uma apresentação prática de como implantar o OBZ na sua empresa, de forma simples, sistematizada, online e com retorno do investimento garantido em poucos meses,
entre em contato conosco que teremos o maior prazer de fazer uma apresentação.