O orçamento flexível é um conjunto de orçamentos que são ajustáveis a qualquer nível de atividade (vendas e produção), sendo necessário a distinção entre custos variáveis e custos fixos. Os custos variáveis acompanham proporcionalmente o volume de produção e vendas, já os custos e despesas fixas são tratados de forma tradicional.
No orçamento flexível não é esperado nenhuma faixa de atividade, nem mínima e nem máxima, porém tem algumas empresas que utilizam essa metodologia que estabelecem um nível mínimo e um nível máximo de atividade que o orçamento pode variar, tendo vários motivos envolvidos nessa análise, como capacidade máxima de produção, capacidade de vendas, necessidade mínima de faturamento para cobrir o ponto de equilíbrio, entre outros.
Com essa flexibilidade o orçamento flexível mostra os resultados projetados para vários níveis de atividade, não sendo estabelecido nenhuma meta faturamento ou de quantidade de produção. Os comparativos dos valores orçados com os realizados serão baseados nas quantidades realizadas em cada período, normalmente mensal.
Se desejar ver um exemplo de como fazer o orçamento flexível,
clique aqui.
Vantagens do orçamento flexível
Evita o descrédito com a gestão orçamentária quanto tem uma variação significativa do volume de atividade, o que é comum de acontecer com outras metodologias de orçamento empresarial.
Demonstra a relação de custo e volume a curto prazo, refazendo rapidamente as estimativas de custos e despesas para qualquer volume de atividade.
O orçamento flexível mantém o orçamento empresarial sempre atualizado, diferente dos demais tipos de orçamentos que quando sofrem uma variação significativa em relação ao orçado precisam ser revisados.
Desvantagens do orçamento flexível
Uma das desvantagens é que o orçamento flexível não estabelece um valor fixo de vendas, dessa forma a
controladoria não consegue definir e controlar algumas metas orçamentárias, principalmente as relacionadas as vendas e resultados (lucro).
A gestão empresarial e os gestores envolvidos na gestão orçamentária precisam ter uma grande capacidade de se adaptarem as mudanças, porque para cada nível de atividade diferente os custos e despesas precisam ser ajustados.
Para qual empresa é recomendado o orçamento flexível?
É recomendado para empresas que tem grandes variações nos seus volumes de vendas e de produção, porque para empresas com essas características os demais tipos de orçamentos empresariais como o orçamento estático ou o orçamento incremental não são recomendados. Porém se a empresa tem um volume de atividade estável o orçamento flexível não é recomendado.
Uma dica que sempre damos no nosso blog é que cada empresa deve desenvolver o seu modelo de gestão orçamentária para atender as suas necessidades, o qual deve se adaptar ao seu modelo de negócio, isso acontece também com o orçamento flexível que faz sentido para algumas empresas, mas para outras empresas não faz nenhum sentido.
Nessa construção do modelo de gestão orçamentária outra dica é combinar vários tipos de orçamentos, aproveitando as vantagens que cada tipo de orçamento tem, além de eliminar as desvantagens.
Deseja conhecer os principais tipos de orçamentos empresariais e algumas combinações possíveis,
clique aqui.
Quem somos?
A
XR Orçamentos é uma startup em gestão orçamentária inovadora, com
consultoria e software especialista na metodologia do Orçamento Base Zero e do Orçamento Matricial que ainda são pouco conhecidas no Brasil, mas que tem alto impacto na redução de custos e despesas, além de melhorar a eficiência operacional e administrativa das empresas, melhorando os resultados.