O objetivo de toda empresa é gerar lucros, porque somente com lucros a empresa irá se perpetuar, fazendo novos investimentos, se modernizando, se tornando mais produtiva, gerando condições de atender melhor os seus clientes e remunerando o capital investido pelos sócios.
Na grande maioria das empresas o objetivo de melhorar a lucratividade é desafiador, isso acontece por vários motivos, como pelo grande número de concorrentes, por crises econômicas, barreiras sanitárias, novas tecnologias, produtos substitutos, etc, então a empresa precisa buscar alternativas para eliminar prejuízos ou aumentar a lucratividade.
A
gestão orçamentária e financeira é uma importante ferramenta de gestão empresarial que pode ser utilizada para aumentar os lucros das empresas. Nesse artigo vamos trazer 8 dicas de como fazer isso.
Sumário: Dicas para aumentar a lucratividade com a gestão orçamentária
Transforme a gestão orçamentária numa ferramenta estratégica
Muitas empresas utilizam a gestão orçamentária para fazer o
orçamento empresarial, mas sem o devido engajamento dos gestores, não alinhando com o planejamento estratégico, quando isso acontece o
planejamento orçamentário e financeiro não está sendo utilizado como ferramenta estratégica de gestão empresarial.
Existem várias formas de mudar isso, como envolver todos os gestores no processo orçamentário, estabelecer metas de faturamento, custos e despesas desafiadoras, mas que sejam alcançáveis, utilizar metodologias de gestão orçamentárias adequadas a necessidade da empresa, monitorar mensalmente os resultados realizados com os projetados, fazer revisões nos orçamentos quando necessário, etc.
Com o desenvolvimento dessas ações a gestão orçamentária será um instrumento que vai ajudar a melhorar os resultados da empresa.
Faça um orçamento participativo
Um erro bastante comum na gestão orçamentária é a
controladoria fazer os orçamentos e envolver somente a diretoria da empresa na aprovação, esse formato faz com que os gestores não se comprometam com as metas estabelecidas, porque eles não ajudaram a defini-las.
Utilize metodologias de gestão orçamentária que proporcione aos gestores participarem da construção do planejamento orçamentário, envolvendo os departamentos no alinhamento entre a gestão orçamentária com o planejamento estratégico.
O
orçamento participativo ajuda a criar uma “cultura de dono” nos envolvidos, melhorando o engajamento com os objetivos estratégicos definidos pela empresa e consequentemente melhorando os resultados alcançados pela empresa.
Utilize o orçamento base zero e o orçamento matricial
Dois tipos de orçamentos empresariais que proporcionam um orçamento participativo são o orçamento base zero e o orçamento matricial,
a combinação desses dois tipos vem proporcionando excelentes resultados nas empresas que estão utilizando, principalmente na redução dos custos e despesas, sem comprometer a qualidade e a produtividade.
A principal característica do
orçamento base zero é que ele inverte a lógica em relação aos demais
tipos de orçamentos empresariais, porque na maioria dos tipos de orçamentos normalmente é realizada a replicação dos valores de um determinado exercício para o próximo, presumindo que o exercício anterior não tinha gastos desnecessários ou supérfluos, além de estarem alinhados com o planejamento estratégico da empresa.
Mas nem sempre isso é verdade, então o orçamento base zero é utilizado para resolver esse problema que os outros tipos de orçamentos tem, porque ele envolve todos os gestores da empresa no processo orçamentário, sendo que cada gasto deve ser analisado a partir de uma “base zero”, ou seja, ser analisado se realmente é necessário, se existem formas melhores de realizar, se existem fornecedores substitutos e se são aderentes ao planejamento estratégico, eliminando os gastos desnecessários ou supérfluos.
O
orçamento matricial ou
gerenciamento matricial de despesas (GMD), tem como principal característica proporcionar um controle duplicado (cruzado) dos custos, despesas, receitas e investimentos, através do cruzamento das entidades e pacotes, ajudando a aumentar os controles e gerar resultados melhores.
Foco em melhorias
É comum a gestão orçamentária se preocupar em projetar os resultados para o período orçado, sendo que isso é muito importante, mas um diferencial que pode ser desenvolvido é utilizar a gestão orçamentária para proporcionar melhorias nos processos e na forma que os recursos são gastos.
Projete os cenários
O exercício de projetar cenários é sempre um desafio, porque são inúmeras variáveis possíveis, então utilizar o máximo de informações possíveis vai ajudar para que o cenário projetado fique o mais próximo possível do realizado, quando isso acontece a empresa está melhor preparada para aproveitar as oportunidades e eliminar os riscos.
Seja proativo, além de trabalhar com o cenário base, projete mais alguns cenários possíveis e planeje com antecedência como a empresa vai ser gerenciada nesses cenários, isso faz com que a empresa desenvolva ações mais rapidamente quando esses outros cenários acontecem.
Utilize indicadores de desempenho
Uma boa gestão orçamentária é composta por indicadores de desempenho de fácil compreensão para todos os envolvidos, norteando quais resultados cada gestor deve alcançar, proporcionando o comprometimento de todos para que os resultados projetados sejam alcançados.
Esses indicadores de desempenho podem ser utilizados para programas de remuneração variável dentro da empresa, alavancando ainda mais o comprometimento com a gestão orçamentária.
Gestão pelo fluxo de caixa
É muito comum os empresários se preocuparem com os resultados (regime de competência) e realmente isso é muito importante, porque é a mensuração da riqueza (lucro ou prejuízo) gerada pela empresa, mas um indicador ainda mais importante é a geração de caixa, porque as empresas “quebram” por causa do caixa e não pelos prejuízos.
Faça uma boa gestão de
fluxo de caixa, isso vai evitar surpresas desagradáveis, além de evitar que a empresa tenha que buscar capital de giro emergencial, o que é sempre um risco e normalmente mais custoso.
Automatize / sistematize a gestão orçamentária
A gestão orçamentária pode ser realizada de várias formas, inclusive através de planilhas, a qual é mais trabalhosa, menos confiável e com limitações de análises, então a dica é automatize e sistematize a gestão orçamentária através de um software de gestão orçamentária.
O software vai tornar o planejamento orçamentário mais produtivo e confiável, além de melhorar a produtividade no gerenciamento do processo orçamentário.
Conclusão
A gestão orçamentária se bem utilizada pode ser uma importante ferramenta de gestão empresarial, ajudando a empresa a melhorar a sua lucratividade, através do envolvimento dos gestores, desenvolvimento de melhorias, eliminação dos gastos desnecessários ou que não estejam aderentes com o planejamento estratégico.
Cada vez mais a gestão orçamentária tem uma participação efetiva no planejamento estratégico, devendo ser integrada com todos os departamentos da empresa, ajudando na gestão empresarial, melhorando os resultados alcançados.