Um bom
orçamento empresarial é fundamental para o sucesso empresarial de qualquer empresa, porque é com o orçamento empresarial que os gestores podem responder várias dúvidas como se a empresa vai ter dinheiro para investir, se determinado investimento vai ter um retorno satisfatório, se a empresa tem capacidade de aumentar o seu quadro de funcionários, se vai faltar dinheiro no caixa, se os resultados projetados são satisfatórios, etc.
Todas essas dúvidas são rotina na vida dos gestores de empresas e precisam ser respondidas com assertividade para não induzir o gestor a tomar uma decisão errada que vai comprometer os resultados da empresa ou até mesmo a sua sobrevivência, mas para que o orçamento empresarial forneça respostas confiáveis, é necessário um bom setor de
controladoria e o envolvimento dos gestores.
É justamente no envolvimento dos gestores com a
gestão orçamentária que muitas empresas encontram dificuldades, porque alguns gestores não ajudam o setor de controladoria ou o setor responsável na construção de um orçamento empresarial confiável, é nesse ponto que a cultura organizacional está falhando.
Essa falha acontece por vários motivos, como a falta de habilidade da controladoria de envolver os gestores, a falta de conhecimento técnico sobre a gestão orçamentária, a falta de sistemas ou ferramentas para gerir o orçamento empresarial, mas a principal delas normalmente é a falta do “patrocínio” da alta direção, porque se a direção da empresa não achar importante o orçamento empresarial e não exigir que os gestores participem do processo orçamentário, dificilmente a controladoria vai conseguir desenvolver um bom trabalho.
O que é a cultura organizacional ou empresarial?
Cada empresa tem a sua cultura organizacional, normalmente ela é única e dificilmente consegue ser copiada, isso acontece porque a cultura organizacional é reflexo do comportamento, experiências e expectativas dos seus lideres.
É muito mais fácil uma empresa copiar a estratégia empresarial de outra empresa, mas copiar a cultura organizacional é praticamente impossível, porque a cultura organizacional reflete os valores da liderança da empresa, sendo que os valores não se copiam, se constroem.
A cultura organizacional demora anos ou até décadas para ser construída, sendo reflexo dos valores dos seus membros, interações com os agentes externos, filosofia do negócio, experiências e comportamentos que direcionam a forma como a empresa é administrada, como os profissionais se comportam e como as operações são realizadas.
Empresas de sucesso tem uma cultura organizacional “boa”, sendo refletida em seus valores e padrões de comportamento como disciplina, organização, comprometimento, pró ativa e com clima organizacional agradável, porém as empresas com uma cultura organizacional “ruim” tem valores e padrões de comportamento como indisciplina, desorganização, desmotivação, reativa e clima organizacional desagradável, refletindo em todos os processos de gestão empresarial.
Cultura organizacional X cultura de gestão orçamentária
Para criar uma cultura orçamentária dentro da empresa é necessário que seja construído um orçamento empresarial assertivo, que seja respeitado e seguido por todos, principalmente pelos gestores. Outro fator importante é que o orçamento empresarial esteja alinhado com o planejamento estratégico da empresa, na verdade o
planejamento orçamentário e financeiro deve ser a tradução do planejamento estratégico em números.
Resumindo, se a empresa tem uma boa cultura organizacional, um bom planejamento estratégico e um bom planejamento orçamentário e financeiro, todos alinhados, está criada a sinergia necessária para empresa obter sucesso em seus negócios.
Se a sua empresa já tem um modelo de gestão orçamentária que atende as necessidades da empresa, é porque a cultura organizacional está alinhada com a cultura de gestão orçamentária, isso logicamente além do conhecimento técnico que é necessário para gerenciar o orçamento empresarial.
Mas se na sua empresa a gestão orçamentária não está atendendo as necessidades da empresa, existe dois motivos principais para isso acontecer, que pode ser a falta de conhecimento técnico em relação a gestão orçamentária ou a falta de uma cultura organizacional alinhada com a cultura de gestão orçamentária.
Se o motivo for esse último, a alta direção da empresa precisa definir quais são os objetivos a serem alcançados com a gestão orçamentária e patrocinar os responsáveis pela execução e controle do orçamento empresarial.
Além do apoio da alta direção outro fator que pode comprometer a eficiência do orçamento empresarial é o tipo de orçamento empresarial utilizado, o qual vamos abordar no nosso próximo capítulo.
Tipos de orçamentos empresariais
Existem vários tipos de orçamentos empresariais, onde cada empresa deve utilizar o modelo orçamentário que melhor atenda as suas necessidades. Abaixo vamos listar os principais tipos existentes, onde se desejar conhecer algum detalhadamente é só clicar em cima do seu nome e acessar um artigo completo sobre cada tipo.
O modelo orçamentário pode ser composto por um tipo de orçamento empresarial ou pela combinação de vários tipos, sendo que normalmente um bom modelo é composto por conceitos de vários tipos.
O mais utilizado é o orçamento incremental, que também é conhecido como orçamento de base histórica ou orçamento tradicional, sendo que a principal vantagem desse tipo é a simplicidade, porque replica os valores de um exercício para o próximo, fazendo os ajustes necessários. A principal desvantagem é a replicação de orçamentos inflados e a falta de engajamento dos gestores.
Nos últimos anos a combinação do orçamento base zero e o orçamento matricial vem ganhando destaque, porque vem gerando uma redução significativa de custos e despesas nas empresas, sem comprometer a eficiência operacional, a produtividade e a qualidade. A principal desvantagem dessa combinação é que ele demora mais tempo para ser realizado.
Se desejar ler um artigo completo sobre os tipos de orçamentos empresariais,
clique aqui.
Conclusão
A definição de um modelo de gestão orçamentária com os tipos de orçamentos empresariais que serão utilizados, ajuda bastante na construção de um orçamento empresarial assertivo, que forneça suporte a tomada de decisão dos gestores.
Mas além dos fatores técnicos da gestão orçamentária que naturalmente são muitos importantes, a cultura orçamentária e o comprometimento da alta direção são fundamentais para que o orçamento empresarial atenda as necessidades da empresa, sendo alinhados com o planejamento estratégico e com a cultura organizacional.
Então se a gestão orçamentária da sua empresa não está dando o suporte necessário para tomada de decisão, deve ser melhorada a cultura organizacional, a cultura orçamentária e os fatores técnicos da gestão orçamentária, para que a empresa tenha um orçamento empresarial assertivo e alinhado com a estratégia.
Quem somos?
A
XR Orçamentos é uma startup em gestão orçamentária inovadora, com
consultoria e software especialista na metodologia do Orçamento Base Zero e do Orçamento Matricial que ainda são pouco conhecidas no Brasil, mas que tem alto impacto na redução de custos e despesas, além de melhorar a eficiência operacional e administrativa das empresas, melhorando os resultados.
Se a sua empresa já utiliza o orçamento base zero e o orçamento matricial em planilhas ou com controles manuais ou gostaria de implantar,
clique aqui e solicite uma apresentação que teremos o maior prazer de apresentar o nosso software e a nossa metodologia de trabalho.