O orçamento empresarial é imprescindível para todos negócios, porque administrar uma empresa sem as informações econômicas e financeiras, como faturamento, custos, despesas, margem de contribuição, lucro, endividamento, etc, é como ir fazer uma viagem de avião sem nenhum instrumento de navegação.
Diante dessa importância do orçamento empresarial vamos abordar no artigo abaixo o conceito, a sua importância e as etapas necessárias para implantar um orçamento empresarial.
O que é orçamento empresarial
O orçamento empresarial é um importante instrumento de gestão empresarial, que contém várias informações econômicas e financeiras de uma determinada empresa, para um determinado período, normalmente um ano.
As principais informações do orçamento empresarial são relacionadas as receitas, custos, despesas e investimentos de forma detalhada, fornecendo todas as informações necessárias para apoiar o processo de tomada de decisão.
Qual a importância do orçamento empresarial?
Uma das principais característica é integrar o planejamento estratégico com o
plano orçamentário, medindo previamente os resultados que as estratégias empresariais podem gerar, possibilitando a empresa aproveitar as oportunidades e minimizar as ameaças.
Outros motivos do orçamento empresarial ser importante é a possibilidade de projetar o ROI - retorno sobre os investimentos antes de realizar um determinado investimento, analisando se o investimento projetado é viável economicamente.
Projetar com antecedência a necessidade de empréstimos, possibilitando uma programação adequada para a empresa buscar esses recursos ou até evitar essa necessidade com o desenvolvimento de algumas ações.
O resultado de um orçamento empresarial bem estruturado é a melhora na tomada das decisões da empresa, possibilitando rapidamente as correções de rumo, quando é identificado distorções do realizado em relação ao que foi projetado.
Etapas do orçamento empresarial
A construção de um bom orçamento empresarial depende de várias etapas, abaixo vamos trazer de forma resumida 6 etapas para alcançar esse objetivo.
#Etapa 1 - Defina o tipo de orçamento empresarial
Primeiramente a empresa que vai implantar o orçamento empresarial deve definir qual dessas metodologias é a melhor para atender as suas necessidades, onde normalmente a construção do modelo de
gestão orçamentária de cada empresa acontece com a combinação de vários tipos de orçamento, aproveitando os pontos fortes de cada metodologia.
#Etapa 2 – Defina os gestores que vão participar
Um erro muito comum é só o dono da empresa ou alguns diretores fazerem o orçamento empresarial, isso não gera o engajamento dos demais gestores da empresa, então uma dica importante é envolva todos os gestores da empresa no processo de construção do orçamento empresarial.
Existem várias metodologias que ajudam nesse envolvimento, como o orçamento participativo, o orçamento base zero e o orçamento matricial.
#Etapa 3 – Estabeleça os objetivos
Antes de fazer o orçamento empresarial a empresa precisar fazer o planejamento estratégico, definindo os objetivos orçamentários da empresa, dessa forma os gestores sabem exatamente o que precisam para fazer o plano orçamentário.
#Etapa 4 – Faça a projeção do plano orçamentário
O plano orçamentário normalmente é realizado projetando o próximo ano, mas essa definição depende de cada empresa, sendo que esse é o principal instrumento do orçamento empresarial.
As principais
demonstrações contábeis projetadas são o demonstrativo de resultados – DRE, o balanço patrimonial e o
fluxo de caixa, essas demonstrações fornecem inúmeras informações para a tomada de decisão dos gestores.
#Etapa 5 – Simule vários os cenários
Após a empresa projetar o seu cenário base, também conhecido como cenário realista, é importante projetar mais cenários para medir os resultados que esses outros cenários podem gerar, aproveitando as oportunidades e gerenciando os riscos de cada cenário.
Além do cenário realista o mais comum é criar mais um cenário otimista e outro pessimista, mas cada empresa pode criar quantos cenários achar necessário, isso depende do objetivo de cada empresa.
#Etapa 6 – Acompanhe os resultados
Após as projeções para um determinado período deve-se monitorar os resultados realizados e a qualquer distorção tomar as medidas corretivas, para realizar esse monitoramento de forma simples e rápida um bom software de gestão orçamentária é fundamental.
Dependendo o nível de distorção do realizado X orçado, pode ser necessário a empresa fazer uma revisão dos objetivos estratégicos e planos orçamentários para adequar a nova realidade enfrentada pela empresa, essa revisão também é conhecida como orçamento ajustado ou forecast.
Cada empresa deve avaliar em qual nível de distorção será necessário uma revisão dos planos orçamentários.
Conclusão
Não existe um modelo padrão na gestão orçamentária, cada empresa deve construir o seu modelo ideal, considerando o nível de maturidade da sua gestão empresarial, o segmento que atua, o momento econômico que está passando, maturidade do setor de
controladoria, entre vários outros fatores.
Essa evolução da gestão orçamentária é um processo que deve ser melhorado continuamente e resulta na qualidade do plano orçamentário desenvolvido pela empresa.
Quem somos?
A
XR Orçamentos é uma startup em gestão orçamentária inovadora, com
consultoria e software especialista na metodologia do Orçamento Base Zero e do Orçamento Matricial que ainda são pouco conhecidas no Brasil, mas que tem alto impacto na redução de custos e despesas, além de melhorar a eficiência operacional e administrativa das empresas, melhorando os resultados.